Vale a pena comprar carros em leilão? Confira nossas dicas!

Adquirir um veículo através de um leilão de automóvel pode ser bem vantajoso, mais do que aqueles carros que são comprados direto de concessionárias. Os carros comprados em leilão saem sempre por um preço mais em conta para o comprador. Estima-se que eles sejam de 30 a 50% mais baratos do que os preços da tabela FIPE.

É importante procurar por um modelo de baixo custo e que entregue segurança, pois os carros podem ir a leilão por vários motivos.

O leilão pode ser feito por financeiras, seguradoras ou então pelo Detran, desde que ele seja aprovado pela Prefeitura Municipal. Porém, de qualquer forma o usuário deve ser informado caso seja encontrado algum problema no veículo.

Existem leilões de muitos tipos. Nos leilões de bancos os veículos são recuperados em financiamentos. Significa que são veículos financiados por pessoas físicas e o comprador não conseguiu arcar com as parcelas do financiamento, resultando na Busca e Apreensão do automóvel. Nos leilões de seguradoras, os carros são recuperados, havendo dessa forma três níveis de sinistralidade. A primeira delas é a pequena monta onde o veículo sofreu danos considerados de natureza leve, são automóveis que não abalaram a longarina ou a estrutura. Na média monta os prejuízos começam a aparecer mais. O carro sofreu danos maiores e mais graves, e geralmente as seguradoras não fazem apólices para esses tipos de veículos. Além disso, alguns são até mesmo proibidos de circular pelas ruas. Para reverter essa situação, é necessário levar o veículo para fazer uma vistoria no Detran para retirar o laudo com restrição gravada. A validade desse documento é de 30 dias, podendo ser prorrogada por mais 30 dias. E na grande monta é quando o carro dá perda total, serve só de sucata e geralmente são mais utilizados por ferro-velho.

Nos leilões existem veículos que se originaram de roubos e furtos, que sequer sofreram sinistros, porém, foram recuperados. Existem também empresas de grande porte, que têm frotas próprias que com o tempo necessitam renovar os veículos. São leilões de carros com boas origens, com manutenções em dia e bem conservados, com quilometragem baixa, resultando em um bom negócio. Nos leilões judiciais os veículos são apreendidos de processos investigativos ou de pendências na justiça.

Antes de participar do leilão, selecione todos os carros que sejam do seu interesse. Confira as informações sobre o estado do veículo no edital, visite o site do leiloeiro para conferir os dias de visitação dos lotes, pois alguns estão com agendamento e controle de entrada para visitação. Antes de ir já saiba que não é permitido virar a chave para ligar o motor, mas você pode inspecionar bem o veículo e verificar o estado que ele se encontra. Se não estiver seguro que estará fazendo um bom negócio, você pode convidar um mecânico ou funileiro para te acompanhar na visitação.

Calcule o quanto você pode gastar, veja qual lance máximo está dentro do seu orçamento. Leve em consideração as taxas do pregão e também os custos que ainda eventualmente estão pendentes do carro, como IPVA, multas e outras pendências. Não esqueça de separar também uma quantia para cobrir reparos e revisão do veículo. Por mais que o automóvel aparente estar em bom estado e seja de origem de frota de empresa ou mesmo judicial, não se tem certeza absoluta de como foi a manutenção daquele veículo antes de ir a leilão.

Visite agora o site da Globo Leilões www.globoleiloes.com.br e confira diversas oportunidades em veículos. Contamos com uma equipe especializada para te auxiliar!

Deixe um Comentário