Os leilões vêm ganhando cada vez mais espaço nas mídias como uma boa forma de investimento devido à lucratividade em cima dos bens adquiridos, junto com isso, quadrilhas estão se especializando em aplicar golpes em consumidores interessados em investir nos leilões, sendo o alvo principal os leilões de automóveis.
Diante disso, criamos um breve tutorial com algumas dicas para que você possa fazer o seu investimento com a máxima segurança possível.
O leilão é uma forma de licitação, portanto, é seguro e regulamentado por um edital. Cada leilão é precedido de um edital conciso que descreve tudo o que o participante da modalidade precisa saber. Compare os dados do edital com o leilão que está sendo divulgado. Se estiver divergente, desconfie.
Consulte a JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo), órgão que regulamenta a profissão de leiloeiro no link: http://www.institucional.jucesp.sp.gov.br/downloads/lista_leiloeiros.pdf, ou a junta comercial do estado onde o leilão será realizado e encontre o nome do leiloeiro na lista e pegue os seus dados. Ligue diretamente para o leiloeiro e confirme se o site é realmente do mesmo.
DICAS
Normalmente os endereços de sites oficiais são terminados em .com.br e são registrados no Brasil (registro BR) e os sites falsos terminam em .com/br e são registrados fora do Brasil para que os responsáveis, não sejam identificados. Portanto, sempre confira o endereço do site.
Busque se existem reclamações nas redes sociais ou outros canais, (Reclame Aqui e PROCON, por exemplo). Desconfie de informações que se contradizem, como números de telefone e aparência do logotipo da empresa. Confirme também se a descrição dos anúncios é condizente com as fotos e se o nome da empresa/endereço do site estão escritos com a grafia correta.
Nenhum leiloeiro exige pagamento antes do leilão acontecer. Não existe venda direta, ou seja, todos os bens precisam ir a leilão para serem disputados e arrematados por quem der o maior lance.
Não enviamos boleto e não solicitamos pagamentos antecipados pelo WhatsApp. Todo processo de venda é realizado exclusivamente pelo site, durante o pregão.
Caso ainda esteja desconfiado, ligue para a empresa ou converse com o seu canal de atendimento, tire suas dúvidas!
Viu como existem diversas maneiras de saber se um site de leilão é seguro? Seguindo essas dicas e agindo sempre com cautela, você poderá investir em leilões com muito mais segurança. Se estiver interessado em participar de leilões confiáveis, entre em contato conosco www.globoleiloes.com.br
Deixe um Comentário