MÊS DO MEIO AMBIENTE

Para celebrar o mês do meio ambiente, nós da equipe Globo resolvemos implementar em nossas redes sociais conteúdos sobre conscientização e sustentabilidade.

A humanidade passa por uma crise socioambiental: enquanto nossos recursos naturais estão escassos, os atuais padrões de consumo não levam isso em conta e geram grande escala de resíduos.

São necessárias muitas mudanças em nossa cultura para alterar esse cenário. Nossa prioridade deve ser reduzir, reutilizar, reciclar, tratar e dispor adequadamente.

Muitos materiais, como vidro, plástico e papel, podem ser reciclados. Ao serem jogados no lixo, esses materiais podem ir para um aterro, e ali demorar mais de 4 mil anos para se decompor. Por outro lado, quando você encaminha para reciclagem uma garrafa de vidro, por exemplo, que pode ser 100% reciclada.

Você sabe como separar o lixo?

Muitos materiais podem ser reciclados hoje em dia. Mas é importante saber fazer a separação dos materiais antes da destinação. Pois isso torna esse processo mais eficaz evitando a contaminação de outros materiais que podem acabar sendo inutilizados, mesmo sendo passíveis de reciclagem. Confira as dicas:

  1. Tenha duas lixeiras em casa. Uma para lixo orgânico e outra para lixo reciclável;
  2. Não molhe o material reciclável. Isso inviabiliza seu reaproveitamento;
  3. Retire os resíduos de embalagens de vidro, plástico, longa vida, garrafas pet e latas antes de reciclá-las;
  4. Na hora de descartar materiais cortantes – vidro, por exemplo – não esqueça de embrulhar em jornais ou papéis de espessura grossa e etiquetar. Isso evita que o coletor se machuque;
  5. Restos de alimentos e cascas de frutas são lixo orgânico. Por isso não misture com o lixo reciclável.

E já que estamos falando de reciclagem, você sabe o que pode ser reciclado? Sabemos que se pode ter várias dúvidas sobre esse assunto, mas relaxa separamos uma lista com os principais materiais que são recicláveis e não recicláveis, confira abaixo:

Papéis

Recicláveis: Jornais, revistas, caixas, papelão, formulários de computador, folhas de caderno, cartolinas, cartões, envelopes, fotocópias, folhetos e impressos em geral.

Não recicláveis: Adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados.

Plástico

Recicláveis: Tampas, potes de alimentos, frascos, utilidades domésticas, embalagens de refrigerante, garrafas de água mineral, recipientes para produtos de higiene e limpeza, PVC, tubos e conexões, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, engradados de bebidas e baldes.

Não recicláveis: Cabos de panela, tomadas, isopor, adesivos, espuma, teclados de computador e acrílicos.

Vidros

Recicláveis: Tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos e embalagens.

Não recicláveis: Espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas, louças, lâmpadas e vidros temperados planos.

Metais

Recicláveis: Latas de alumínio, latas de aço, tampas, ferragens, canos, esquadrias e molduras de quadro.

Não recicláveis: Clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas, latas de combustível e pilhas.

Incentive a participação individual e coletiva para que possamos ter ações mais conscientes e sustentáveis.

Fonte: Site- Infraestrutura e Meio Ambiente – SP. Gov Fonte: Site- Recicla Sampa Fonte: Site- Capesesp

Deixe um Comentário